Reunião 20/03/2020

Escrito em: 22 de março de 2020 | Atualizado em: 22 de março de 2020


ATA

Reuniões de Engenharia de Computação

Realizada no dia 20 de março de 2020

 

PAUTA

  1. SUSPENSÃO DAS AULAS 
    1. https://www.quixada.ufc.br/2020/03/20/nota-a-comunidade-do-campus-da-ufc-em-quixada/
  2. FUNCIONAMENTO DO RU
    1. Será feito através de quentinhas aos alunos que recebem auxílio moradia.
    2. Casos excepcionais e dos alunos ingressantes que comprovadamente necessitem do RU deverão contatar o NAS (Katia)
  3. NÃO É FÉRIAS
    1. Os professores irão passar atividades para as disciplinas
    2. As bolsas serão mantidas, as atividades serão encaminhadas pelos coordenadores das bolsas
    3. Orientações de TCC podem continuar de forma remota
    4. Aproveitem esse período para iniciar um projeto de pesquisa visando publicação
  4. ACESSO LIBERADO À:
    1. Bases de Dados ProQuest
    2. Biblioteca Virtual
    3. Outras plataformas de ensino
  5. DÚVIDAS DOS ALUNOS
  6. DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO SITE DO CURSO E NA PÁGINA DO CURSO NO FACEBOOK E EMAILS

 

Iniciamos essa reunião de forma diferente, uma reunião via do Google Meets, de forma online devida a situação que nos encontramos nesse momento. O professor e coordenador Wagner Al-alam iniciou falando sobre o assunto mais comentado atualmente que é a suspensão das aulas suspensas e explicou que por hora temos a decisão de que as aulas estão suspensas até o dia 31 do mês de março e aguardamos o pronunciamento do conselho do campus para informações de possíveis mudanças, mas adianta que de fato não há datas para normalização das aulas. Na ocasião o que foi decidido até o momento é que de fato não haverá aulas remotas, reforçando que esse período não é férias e que os professores podem e vão continuar de acordo com seus próprios critérios enviando conteúdos ou apenas atividades da própria disciplina para que o aluno vá digerindo os assuntos para quando voltar não tenha tantas dificuldades. Até agora não existe hipótese de cancelamento de semestre, apenas um congelamento por tempo ainda indeterminado, sendo assim quando tudo voltar ao normal daremos continuidade ao semestre da forma que ele já estava, não havendo novas matrículas ou mudança nas cadeiras. Alguns alunos perguntam como fica para os que não possuem computador em casa ou acesso a internet, o coordenador responde que é muito particular de cada professor e isso pode ser acordado com os mesmo.

Orientações de TCC continuam de forma remota com seus respectivos orientadores, assim como a realização das atividades de bolsa, apresenta uma sugestão para aqueles que possuem disponibilidade e interesse para fazer projeto de pesquisa aproveitar o momento e procurar um professor para ser orientador para começar as pesquisas e publicar em eventos posteriores. A sugestão é  ver o site da SBC para ficar ligado nos eventos e avaliar quais linhas de pesquisa estão sendo solicitadas. Também como dica para atividades a serem feitas durante a quarentena o próprio coordenador criou uma turma no Moodle onde será postado diversas atividades e abre espaço para alunos que queiram ficar a frente de alguma atividade, no caso será composta por células, atividades diversas, cursos, desafios, simulados do POSCOMP e ainda conta com um fórum aberto para dicas e sugestões.

Todas as  notícias vão ser anunciadas no site do Curso de EC, site do Campus, página de Engenharia de Computação no Facebook, grupos do WhatsApp e manteremos informações por meio da coordenação do curso, lembrando que para facilitar a comunicação é indispensável que o email no SIGAA esteja atualizado. Para os alunos que moram em cidades distantes é recomendável ficar acompanhando as notícias do país e MEC, para que em eventuais decisões o aluno esteja preparado para voltar.

A assistente social do campus, Katia Borges também participou da reunião para tirar algumas dúvidas sobre Seleção do Auxílio Moradia, Bolsa de Iniciação Acadêmica e a situação no Restaurante Universitário. Iniciou falando sobre a demanda em relação à esses assuntos e esclareceu que toda a equipe está tentando ver como serão os seguintes passos, pois as semanas seguintes seriam de entrevistas do Auxílio Moradia e está sendo visto formas para possíveis soluções, reforçou que o calendário divulgado não vai sofrer alterações, apenas adaptações em relação às etapas seguintes. Para a renovação do auxílio também segue o calendário normalmente e apenas as etapas que exijam o comparecimento do aluno para justificativa serão feitas adaptações que serão publicadas em breve. A frequência fica a cargo da própria Coordenação do Campus, onde não há a necessidade de comparecer para assinar. Em relação ao RU, a PRAE determinou que só tem acesso alunos que possuem a isenção ou auxílio moradia, existe a possibilidade da comida ser distribuída no centro da cidade evitando o deslocamento dos alunos até o centro, porém ainda não foi concretizado e ficamos aguardando por pronunciamentos pelas redes oficiais da UFC. Reforça que todos os alunos precisam estar atento aos e-mails, pois a assistência estudantil entrar em contato, e em caso de dúvidas podem enviar e-mail para a mesma, servicosocial@quixada.ufc.br. A psicóloga está atendendo de forma remota, em caso de necessidade é possível  mandar e-mail para ela e explicar o motivo do contato e a mesma encontrará a melhor forma de ajudar.

A Direção da Biblioteca Universitária em parceria com a  Biblioteca Virtual, ligada à empresa Pearson, que possui um acervo digital composto por mais de 8.800 títulos em português e abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria,  turismo, e outras, informa que todos os professores, técnicos administrativos e alunos terão acesso gratuito por 30 dias ao acervo completo da BV Virtual, basta seguir os seguintes passos:

Endereço para acesso a plataforma: https://plataforma.bvirtual.com.br/

Login: cortesia@pearson.com

Senha: @Pearson123

 

Estará liberada também, por 90 dias, a base multidisciplinar da ProQuest, que possui mais de 145 mil títulos de diversas áreas do conhecimento e de várias editoras nacionais e internacionais (esta é grande maioria).

Para acesso a base, basta preencher o formulário disponível no link a seguir e aguardar e-mail de liberação: https://bit.ly/baseProQuest

 

Além disso, os alunos também têm acesso aos Ebooks da UFC, Repositório Institucional, Pergamum (onde estão disponíveis documentos online e pdfs), Portal de Periódicos da Capes.

 

Para os professores orientadores, peço que divulguem também que o template de Normalização de Trabalhos da UFC foi atualizado, acesse pelo link: Modelo de trabalho acadêmico utilizando o Overleaf – LaTeX. ou através do Portal da Biblioteca Universitária: https://biblioteca.ufc.br/

 

O aluno tem a opção também de consultar os guias de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC, Guia de Normalização de Artigo em Publicação Periódica Científica, Guia de Normalização para Elaboração de Citações, Guia de Normalização para Elaboração de Referências, além de poder contar com a consultoria das bibliotecárias através do e-mail da biblioteca: biblioteca@quixada.ufc.br

 

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.