Seleção de Analista de Sistemas para atuar em projeto de desenvolvimento tecnológico na área de segurança e sistemas embarcados

Escrito em: 23 de março de 2022 | Atualizado em: 23 de março de 2022

Título do projeto: Dispositivo Autorizador Fiscal para NFC-e e BP-e

Instituição executora: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São José

Vaga: Analista de Sistemas

Regime de contratação: 40h/semana, CLT garantido por pelo menos 2 anos

Valor do salário bruto: R$ 7.000,00 + VR + VT

Local de trabalho: Campus São José do IFSC (grande Florianópolis)

Data limite para inscrições: 01/04/2022

Início previsto para início: 01/05/2022 (podendo acontecer antes)

Como se inscrever: Enviar currículo por email para lased@ifsc.edu.br.

O projeto

O Dispositivo Autorizador Fiscal (DAF) [1] tem por objetivo ser um equipamento de baixo custo, com premissas robustas de segurança e operado por meio do Programa Aplicativo Fiscal (PAF) para obter autorização, junto à Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF), de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) que possam ser emitidos em modo de contingência offline.

Em 2021 foi publicada a especificação técnica de requisitos do DAF [2], gerada por este grupo de pesquisa em conjunto com a equipe da SEF-SC, que tem como público alvo fabricantes de equipamentos fiscais e software houses que atuem com o desenvolvimento de softwares de automação comercial para o estado de Santa Catarina. Antes que um DAF possa ser comercializado, este precisará ser certificado por um Órgão Técnico Habilitado, o qual terá a responsabilidade de realizar a análise estrutural e funcional. O IFSC será o primeiro Órgão Técnico Habilitado para a certificação de DAF.

Sobre a vaga

Essa vaga é para um profissional que atuará em um projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação de uma solução que será usada por todo o varejo do estado de Santa Catarina para a emissão de NFC-e e BP-e. O profissional atuará principalmente com o levantamento e análise de requisitos de um sistema distribuído composto por um hardware (a ser desenvolvido por outros membros da equipe), um software para desktop e Web Services. Espera-se que o profissional atue no desenvolvimento de software, bem como na escrita da documentação e especificação de requisitos.

Como trata-se de um projeto de pesquisa, é desejado que o profissional seja proativo e colaborativo. Esperamos que o profissional busque pelas tarefas, encontre as soluções e faça uso de ferramentas de colaboração para interação com os demais membros da equipe.

Requisitos

• Graduação concluída em Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações ou área afim
  • Experiência profissional comprovada com modelagem e desenvolvimento de software.
  • Fluência no paradigma orientado a objetos
  • Conhecimento sobre Web Services SOAP
  • Experiência com a modelagem e implementação de APIs RESTFul (imposição de limite de requisições, autorização, etc.)
  • Experiência com as linguagens Java ou Python
  • Conhecimento sobre XML, XML Schema e JSON
  • Experiência como usuário do sistema operacional Linux
  • Capacidade em ler documentos e especificações em inglês

Conhecimentos desejáveis, porém não obrigatórios

• Conhecimento sobre criptografia simétrica, assimétrica e certificados digitais
  • Conhecimento sobre documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFC-e)
  • Conhecimento das linguagens C++ ou RUST
  • Experiência com metodologias ágeis de desenvolvimento

Processo de seleção

O primeiro passo consiste na análise do currículo e o segundo passo consiste de entrevista por meio de web conferência.

[1] – http://lased.ifsc.edu.br/daf

[2] – https://www.sef.sc.gov.br/arquivos_portal/servicos/136/DAF_Especificacao_de_Requisitos_1.0.0.pdf

abraços
Prof. Emerson Ribeiro de Mello, Dr.

Instituto Federal de Santa Catarina

Campus São José